Fernando Veloso - Site Oficial do blogger Google SEO & Marketing Digital

FERNANDO VELOSO

GOOGLE SEO & MARKETING DIGITAL

BLOGGER, FUNDADOR DA SANTA IDEIA E PRESS RELEASE PORTUGAL

Fernando Veloso - Google SEO & Marketing Digital


Sabe O que são Leads? Parte 1

Leads: Potenciais clientes em determinado mercado, com assumido interesse num produto ou serviço.

O internet marketing cresceu bastante nos últimos anos, e tenho assistido a um desenrolar de actividades muito interessantes, especialmente nos mercados US/UK e no Canadá, onde as Leads começam a ser tratadas como ouro por parte das empresas.

Mais do que pessoas que podem vir a comprar à sua empresa, as Leads são potenciais clientes que já demonstraram que desejam um certo produto ou serviço.

Na internet é simples perceber quem é uma Lead, por exemplo, através da análise rudimentar a quem procura por “comprar carro usado”.

Neste exemplo sabemos que quem faz esta pesquisa é uma Lead certeira, pois a grande maioria de pessoas que procuram por esta keyword é porque estão realmente interessadas em comprar carro usado, certo?

Se quiser ver um exemplo mais clássico, uma Lead é aquilo a que vulgarmente chamamos de “Dica” no meio empresarial. É alguém que nos avisa de uma dica sobre outro alguém que está interessado nos nossos serviços.

Leads equivalem a mais negócios por parte das empresas.

Por cá o assunto ou é ignorado ou é mal tratado, fazendo com que se percam milhares de euros todos os meses em empresas a quem esse dinheiro até fazia muita falta.

E porque acontece isso em Portugal? Porque andamos um pouco atrasados em relação ao resto do mundo, como sempre, e porque temos gestores mal formados – mesmo os que SÃO de facto formados.

A verdade nua e crua é que o gestor nacional não tem visão para o que está a acontecer a nível de mercados, muito menos para analisar o que se passa nos mercados mais competitivos a nível mundial e que acabam por ditar regras e modas que são seguidas em todo o mundo.

Hoje em dia as empresas (com alguma destreza e budget) conseguem aceder a dezenas/centenas de Leads extra por mês, só através da internet, o que lhes pode aumentar os lucros para valores que nunca julgaram ser possível.

Mas a ignorância é tanta, que os gestores e responsáveis de empresas pensam ser um truque malandro (como eles?) e nem sequer entendem que as suas empresas vão morrer lentamente às mãos de novas técnicas, novos caminhos por trilhar.

Se não entende o que é uma Lead, pergunte!

Esta semana tive a oportunidade de comprovar mais uma vez esta ignorância/arrogância em plena reunião com uma empresa que lucra cerca de 10-20 mil euros por cliente. Ou seja, um mercado altamente competitivo e apetecível.

Os gestores desta empresa não entendem que podem dominar esse mercado e ganhar mais 2, 3, 4 ou mais clientes por mês, bastando colocar em prática um sistema amplo para captar mais Leads. De 50 ou 60 Leads por mês iriam conseguir converter em clientes pelo menos mais de 5%.

Contas feitas… a empresa agradecia, com toda a certeza.

Mas a verdade é que, a mesma ignorância que impede alguns gestores de fazer a pergunta fundamental – O que é isso das Leads? – é a mesma ignorância que faz com que assumam uma postura arrogante que lhes vai custar milhares de euros, ano após ano…

… dinheiro que, quase sempre, vai parar às mãos da concorrência mais flexível, mais atenta, mais inteligente e bem formada.

Deitar Leads fora é condenar os negócios.

Abraço!

Fernando Veloso

P.S.: Já sabe que tenho todo o prazer em esclarecer dúvidas sobre este tema. Entre em contacto ou faça o seu comentário!