Fernando Veloso - Site Oficial do blogger Google SEO & Marketing Digital

FERNANDO VELOSO

GOOGLE SEO & MARKETING DIGITAL

BLOGGER, FUNDADOR DA SANTA IDEIA E PRESS RELEASE PORTUGAL

Fernando Veloso - Google SEO & Marketing Digital


Pegadas Digitais das Empresas nos Motores de Busca

Os motores de busca Google e Bing determinam sua relevância online com base nas pegadas digitais da sua empresa.

E o que são estas pegadas digitais?

São o site da sua empresa, potenciais blogs da empresa, comentários que outros fazem aos seus serviços ou produtos, apreciações em sites da especialidade ou comunidades do seu ramo de mercado, a sua presença nas redes sociais, etc.

Esta visão é bastante comum entre a comunidade profissional de consultores de Internet Marketing em todo o mundo. Não é novidade para nós. Sabemos bem como os tempos mudaram e como hoje em dia os motores de busca são os verdadeiros “olhos e ouvidos” do cidadão comum.

O que mudou no marketing das empresas com a internet?

Antigamente contava imenso a palavra do vizinho – hoje em dia conta uma imagem positiva e consolidada nos motores de busca. São eles que ditam a imagem exterior das empresas e dos seus produtos ou serviços.

Se uma empresa tem uma presença forte em toda a rede da internet (site, blog, vídeos, press releases, etc) os motores de busca acabam por lhe dar mais relevância dentro do seu nicho de mercado.

Tal e qual como antigamente, em que quanto mais os vizinhos falavam da nossa loja, mais clientes nós tínhamos.

Uma boa estrutura de internet marketing que sirva de rampa de posicionamento eficaz nos motores de busca tem necessariamente que passar por deixar inúmeras pegadas digitais ao longo dos dias, semanas, meses, anos.

Não basta fazer uma vez, é um esforço diário, pois a competição não dorme, exige-se um esforço de consolidação de uma posição dominante nos motores de busca como o Google.

Para ter uma ideia: imagine que você tem a sua loja na rua X. De repente percebe que abrem novas lojas da sua concorrência na sua rua, todos os dias.

Se você não fizer um esforço de consolidação da sua marca, acaba por perder clientes para quem acaba de chegar cheio de pujança e de ideias novas, que são bem recebidas pelos seus (antigos) clientes.

Existe solução para manter a minha empresa numa posição dominante n0os rankings dos motores de busca como o Google Portugal?

Claro que sim. Tem que dedicar tempo e dinheiro do seu marketing à criação das tais pegadas digitais. Tem que ser activo e criativo na hora das decisões. Tem que saber entender que o mercado mudou e não volta atrás. Tem que aceitar as novas regras do jogo: o posicionamento nos motores de busca, a credibilidade online, a presença nas redes sociais, o posicionamento correcto dentro dos nichos de mercado da sua área.

Os tempos mudaram e se você descurar a sua imagem na internet terá dificuldades em atrair mais clientes, mais negócios.