Fernando Veloso - Site Oficial do blogger Google SEO & Marketing Digital

FERNANDO VELOSO

GOOGLE SEO & MARKETING DIGITAL

BLOGGER, FUNDADOR DA SANTA IDEIA @ SANTARÉM, PORTUGAL

Fernando Veloso - Google SEO & Marketing Digital


Google Update Penguin Abril 2012

Depois de muita controvérsia nos últimos meses, eis que o Google nos brindou com mais um update: Penguin. Ou se preferirem em Português, pinguim.

Nota: O Philip do SeoChat (missing you at WF Phil!!) resumiu de forma perfeita o que vai na alma de muitos de nós.

Depois do Panda, que tanta tinta fez (e faz) correr dadas as suas diretivas anormais, absurdas e sem sentido (foram muitos os estrategas de internet marketing que viram sites úteis, completamente limpos, unicos, autoritários e sem perfis de backlink duvidoso desaparecer dos rankings para serem substituídos por lixo sem sentido e autenticas bombas de spam.

Agora, chegados a Abril 25 de 2012 desenrola-se mais um update do Google – Penguin/Pinguim.

Após as primeiras horas de trocas nos rankings há dois aspetos que saltam à vista nos Top 10 analisados aqui no escritório:

  1. Imensos sites de Marcas famosas
  2. Montes de Spam (tal como no update Panda e seus sub-updates)

Ou seja, o que desapareceu por completo dos rankings? Novamente os (poucos) sites normais, de pessoas normais, sites úteis para os visitantes, sites que não infringiam regras algumas do Google.

Basicamente o Google deu a machadada final nos poucos sites “normais” que ainda estavam nos rankings – por troca com marcas famosas (mesmo que os sites não tenham NADA de útil para os visitantes), e por troca com meia dúzia de spammers – e em alguns casos até sites SEM conteúdo e domínios parqueados.

Confesso que a fúria que corre mundo nesta data é perfeitamente compreensível.

O Google está a matar quem trabalha BEM na internet, e está a faze-lo de forma calculista, programada com um único fim:

Não permitir que o cidadão comum tenha acesso a rankings de topo – e deste modo, quem quiser tráfego no Google OU tem uma marca famosa, ou compra Adwords. Deste modo o Google ganha duplamente, pois as marcas famosas são as mesmas que investem milhões de euros em Adwords todos os meses.

Adwords.. PPC… mais dinheiro no bolso do Google.

Só assim se compreende como é possível passarmos de rankings adulterados em 20 ou 30%, para rankings 90% adulterados para dar visibilidade a grandes marcas e a alguns spammers.

SEO Negativo no Google… Pinguim Resolve?

A ver vamos, mas os indicadores NÃO são bons.

Desde finais do verão de 2011 que é possível “matar” um site da concorrência com técnicas básicas.  Basta comprar 20K backlinks manhosos por semana, esperar que alguns fiquem indexados, e depois fazer um report ao Google – a equipa de webspam acaba por mandar o site para a página 5-9 ou 500 em poucos dias.

Será que o Pinguim vai resolver este problema GRAVE do algo do Google?

Pessoalmente não creio. Todas as ultimas atitudes da equipa de webspam apontam num sentido – que quem anda na internet fique entregue aos leões enquanto o Matt Cutts e comparsas assobiam para o lado.

Confesso que, apesar da minha vida ser altamente complementada por internet marketing e por atividades de otimização para os motores de busca, confesso que nunca, mas mesmo NUNCA senti tanta vergonha de ter defendido o Google como sinto agora.

Toda esta confusão parece premeditada com um único fim: extinguir por completo quem faz SEO, Internet Marketing, ou gestão de ativos web.

Para quê?

Para vender mais Adwords.

Nota Final:

Os tempos são confusos, mas a raiva mundial que hoje atinge o Google, terá reflexos nos próximos anos. E o famoso gigante, o maior motor de busca de todos os tempos, vive tempos de agonia -e  sem o apoio de quem FAZ a internet, o Google arrisca-se a morrer de cancro, lentamente.