Fernando Veloso - Site Oficial do blogger Google SEO & Marketing Digital

FERNANDO VELOSO

GOOGLE SEO & MARKETING DIGITAL

BLOGGER, FUNDADOR DA SANTA IDEIA E PRESS RELEASE PORTUGAL

Fernando Veloso - Google SEO & Marketing Digital


Garantias de Serviços SEO – Sim ou Não?

Esta deve ser a conversa mais badalada da semana, pelo menos a avaliar por algumas conversas que tive via Skype com alguns colegas de trabalho.

Devem as empresas e prestadores de serviços de SEO – em português o comum serviço de optimização para os motores de busca, dar garantias do serviço ou não?

Parece que o aparecimento de inúmeras empresas nesta área veio criar um clima (errado) de que quem mais promete é o melhor – ou assim pensam aqueles que desejam que os sites das suas empresas tenham melhores rankings orgânicos no Google.pt.

Se a empresa Y diz que vai “conseguir isto e aquilo… devem ser os melhores”.

Até posso ser justo e admitir que existem casos onde as garantias de bons rankings “podem” ser dadas – como por exemplo em nichos de mercado com pouca ou nenhuma concorrência. Mas no geral, oferecer garantias de altos rankings em nichos de mercado com alta concorrência e contra concorrentes com bolsos fundos (leia-se com budget interminável), é extremamente complicado dar garantias – a não ser que o nosso budget permita suplantar o da concorrência e o contrato de optimização seja de facto LONGO – no mínimo 8-10 meses.

Ainda hoje me pediam “garantias” de rankings antes de começar uma nova campanha de SEO num mercado hiper competitivo onde os concorrentes são mais que muitos e incluem empresas com muiiiiito dinheiro para investir em Internet Marketing…

– “E que garantias dão? Que o nosso site fica #1? Que vamos dominar os rankings e ultrapassar o site ***** que é nº1 á seis anos?”

– hhhmmm, não.

As garantias que eu, como qualquer optimizador experiente lhe pode dar é que:

  • vai eliminar os problemas que você tem em todas as páginas do site
  • vai optimizar tudo o que puder ser optimizado
  • e depois alargar o espectro de visibilidade das páginas do site por toda a internet

E isto é só um começo do processo… porque ainda falta mais de 70% do que tem de ser feito, sempre de forma objectiva, responsável e metódica – o que se vai traduzir em melhores e mais altos rankings.

E isto partindo do principio que o budget do cliente é similar ao dos concorrentes – doutro modo nem vale a pela.

Mas a maioria dos clientes não quer ouvir isto.

O que um potencial cliente quer ouvir é “Claro que vai ser nº1… basta que a malta mande 3 mil links especialíssimos e a coisa já está feita!!! Fazemos isso em 2 meses por X euros e garantimos sucesso de 99%.”…

Depois passam 2 meses, rankings nem vê-los (esqueceram que por vezes as mudanças radicais no Google acontecem de 6 em 6 meses…) e os clientes passam a definir os serviços de SEO como uma mentira.

( Não é ideia, é mesmo factual. Já cá ando desde 2004 e sei bem o que a casa gasta.)

Portanto, garantias de SEO, sim ou sopas?

Depende de cada um, da sua experiência, do seu budget, do nicho de mercado, da competição, depende de tanta coisa.

Eu prefiro dar garantias de ser bom rapaz e dono de conhecimentos práticos intensivos na matéria (já para não falar dos contactos globais que tantas vezes me fazem jeito…)… Assim trabalho bastante mais descansado e elimino da lista de clientes todos aqueles que procuram milagres.

Milagres só em Fátima… e mesmo assim, só uma vez por século.

A optimização para os motores de busca é um processo constante (palavra que manda clientes embora), um processo demorado (ops, mais uma) e um serviço especializado nada barato (esta já é a terceira).

Especialmente no SEO, quem procura atalhos, vai-se meter em trabalhos.

Trust me.