Fernando Veloso - Site Oficial do blogger Google SEO & Marketing Digital

FERNANDO VELOSO

GOOGLE SEO & MARKETING DIGITAL

BLOGGER, FUNDADOR DA SANTA IDEIA E PRESS RELEASE PORTUGAL

Fernando Veloso - Google SEO & Marketing Digital


Capacidade de Antecipação – Uma Vantagem Esquecida

Boas Festas!!

Ontem à noite estava a delinear a estratégia para o site de um amigo meu e revendo os documentos que ele me tinha dado e cruzando esses dados com as minhas notas pessoais, fui-me apercebendo que ele estava a esquecer algo importante, sistematicamente:

– não estava a projectar cenários futuros para os poder explorar da melhor forma.

Eu explico. Se existe coisa que eu faço naturalmente é criar cenários futuristas, descrever 2, 3 ou 4 caminhos diferentes para cada caso, produto, artigo, ideia ou cenário. Esta capacidade de antecipação é muitas vezes vista como “perca de tempo” ou como “grande confusão mental”.

Mas a verdade é que quando analisamos e exploramos diversas estradas que potencialmente o nosso carro vai percorrer, temos uma maior capacidade de antecipação num curto espaço de tempo – o que no mundo de hoje, especialmente no mundo dos negócios – é fundamental.

Capacidade de Antecipação -Vantagens

  • Vantagens competitivas sobre a concorrência
  • Exploração financeira correcta do site ou produto
  • Menor esforço financeiro em alturas de aperto
  • Está preparado para impactos negativos
  • Não é apanhado de surpresa

As vantagens de estar preparado para vários cenários são óbvias e extensas demais para as enumerar aqui, mas é entendido facilmente que um gestor mais bem preparado tem largas vantagens sobre a sua concorrência.

Uma boa preparação regular deve incluir cenários pouco usuais e menos ortodoxos, de forma a que quando algo incrivelmente idiota acontecer, pelo menos existe alguém na sua organização que está preparado para lidar com isso.

Mas é nas pequenas coisas da preparação que normalmente vamos buscar grandes lucros – e porventura este meu amigo já se esqueceu que em Junho/Julho/Agosto vai ter o auge das suas “vendas online”. Nem isso o fez preparar uma distribuição de conteúdos e atracção de visitantes mais eficaz, precisamente para esses meses.

Para quê gastar agora em Dezembro 90% do budget de marketing, se quando chegar a Maio/Junho, os seus clientes vão andar loucos a tentar comprar o que ele vende? Não será mais sensato guardar 50% do orçamento para quando os clientes já andam à nossa procura?

É nestes pequenos pormenores que percebemos a importância da capacidade de antecipação. É de facto uma vantagem tantas vezes esquecida e que tanto nos custa todos os meses.

E você, tenta antecipar os movimentos do seu mercado ou nem por isso? Respostas abaixo nos comentários.