Fernando Veloso - Site Oficial do blogger Google SEO & Marketing Digital

FERNANDO VELOSO

GOOGLE SEO & MARKETING DIGITAL

BLOGGER, FUNDADOR DA SANTA IDEIA E PRESS RELEASE PORTUGAL

Fernando Veloso - Google SEO & Marketing Digital


Aulas de Internet Marketing P/ Empregados

Aqui à umas semanas fui questionado se não podia facultar serviços de consultoria para dar umas aulas de internet marketing numa empresa nacional com algum porte.

A mesma actua na área da hotelaria e tinham uma necessidade premente: ensinar aos empregados noções básicas de web marketing.

Essa necessidade surge porque nesta empresa em específico os empregados têm muitas horas “mortas”, longos períodos de pouca ou nenhuma acção. Estão de facto no emprego, mas estão parados. A empresa queria que nessas horas “mortas” eles pudessem colaborar de forma mais activa no marketing da empresa através das redes sociais, atraindo mais clientes, e sendo eles parte activa na construção de lucros para a empresa.

A acção de formação correu super bem e no final ficou delineada uma linha de trabalho estável, que assegura diariamente uma presença em 2 redes sociais de grande porte em Portugal e em toda a Europa – e que abrangem justamente os targets da empresa.

Essa presença online nas redes sociais necessita de 1 dos empregado por 15-20 minutos por dia, e como retorno traz uma visibilidade francamente superior junto do público alvo desta empresa.

As redes sociais utilizadas são o Twitter e o Facebook e diariamente o empregado escalado para esta acção somente necessita de proceder a duas acções:

  1. Durante a manhã colocar online nas 2 redes sociais a ementa do dia + 1 Coupon de Desconto para o dia em questão (Coupon que muda todos os dias, seguindo uma lista pré-definida).
  2. Durante a tarde colocar um teaser sobre a empresa (com informações e fotos pré-definidas) + Coupon de Desconto.

Simples, certo?

A verdade é que esta acção básica, simples e nada elaborada permitiu que esta empresa utilizasse recurso internos – em vez de pagar mensalmente para que alguém exterior fizesse esse serviço – e permitiu aumentar a visibilidade junto do seu público alvo muito rapidamente.

Empregados da casa + 15 minutos por dia = mais visibilidade = mais lucros.

Este não é certamente um caso isolado de boa gestão de recurso humanos na construção ou manutenção de uma boa presença nos novos media. É apenas mais uma mostra que com vontade e estratégia se consegue colocar uma empresa no mapa, aumentando os seus lucros – sem ter que gastar orçamentos milionários.

As aulas de Internet Marketing para os empregados das empresas são uma mais valia a curto-médio e longo prazo, pois o futuro passa mesmo pela internet.

Para saber mais sobre os meus serviços de consultoria, entre em contacto.