Fernando Veloso - Site Oficial do blogger Google SEO & Marketing Digital

FERNANDO VELOSO

GOOGLE SEO & MARKETING DIGITAL

BLOGGER, FUNDADOR DA SANTA IDEIA E PRESS RELEASE PORTUGAL

Fernando Veloso - Google SEO & Marketing Digital


3 Segredos para um site vencedor por um webmaster profissional

Olá pessoal

Hoje decidi esclarecer convosco alguns pontos fundamentais para quem deseja ter um site vencedor nos rankings… um site daqueles que fica nos top spots por palavras-chave com muito tráfego, o tipo de sites que vos pode encher os bolsos de dinheiro.

Existem algumas regras básicas que devem ser seguidas desde o 1º dia.

Vamos a isso então.

#1 – Conteúdos

Sem bons conteúdos, ou seja, textos originais e super informativos sobre o vosso nicho de mercado, é quase impossível ter bons rankings. É fundamental que vocês conheçam o vosso nicho de mercado de dentro para fora. Vocês têm que se tornar especialistas no vosso ramo. Têm que saber mais que a pessoa comum… a mesma pessoa que vai ao vosso site à procura de informação.

Se vocês só tiverem uns textos bacocos que qualquer pessoa conhece, o vosso futuro na internet fica ameaçado.

#2 – Utilização de palavras-chave agregadas

Existe muita confusão sobre este tema porque muita gente pensa que basta ir à ferramenta de palavras-chave do Google, escrever a nossa keyword, e que depois basta utilizar as outras keywords que lá aparecem nos nossos textos.

Nada disso. Palavras-chave agregadas são as palavras todas que têm a ver directamente ou indirectamente com o nosso nicho de mercado. Um exemplo prático:

Surf.

Se virem esta palavra-chave na ferramenta do Google vão encontrar os suspeitos do costume: pranchas de surf, comprar prancha de surf, fato de surf, surf camp etc etc…

Mas a verdade é que não encontram na ferramenta NEM UMA palavra-chave agregada SUPER IMPORTANTE!!! Como por exemplo…

Praia

Mar

Água

Recife

Tubos

Manobra

Areia

Vento

Marés

Sol

Frio

Calor

Velocidade

Rail

Deck

Shop

Capa

Correntes

E por aí fora…

Percebem a diferença?

As palavras-chave agregadas podem ser um dos grandes segredos para um site de topo – basta conhecer BEM o nicho de mercado e esquecer a ferramenta do Google.

#3 – Utilização de linguagem curta, objectiva e simples

Um dos maiores erros da escrita para a internet é a utilização de palavras caras e que obrigam o leitor a pensar no que está a ler, obrigam as pessoas a parar e voltar atrás.

Imaginem que eu tinha escrito este texto com palavras pomposas e que quase obrigam as pessoas a ir ao dicionário ver o que quer dizer. Esse erro custa caro porque os visitantes desistem de ler e procuram outro site com linguagem mais simples e objectiva.

O truque é escrever como se estivéssemos a falar com um familiar ou um amigo, de forma simples, directa e bastante clara. Tentem sempre escrever directa e muito simples – respeitando sempre o nicho de mercado. Digo isto porque como é óbvio, existem diferenças de escrita para um site de uma clínica médica e um blog de surf. J

Mas perceber para quem se está a escrever e adaptar essa linguagem a textos simples e directos é uma das mais valias que vocês podem ter na internet, até mesmo para os motores de busca – que adoram textos objectivos e sem palha.